Edição 405 da Revista Rogate

Editorial 

"O lema deste Mês da Bíblia, “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás”, do livro de Josué (1,9), abraça todos os artigos desta edição. Josué, então, nome hebraico que significa “O Senhor salva”, enche de esperança e coragem o nosso coração para tantos apelos e convites à “saída”, aonde quer que vamos.

São muitos os sinais que apontam para a necessidade de ir e tornar, com urgência, o presente um lugar de futuro. Vejamos as duas mensagens do papa neste mês. Na do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, 1º de setembro, o convite em súplica, em favor de nossa casa comum: “Escuta a voz da criação”. Na mensagem pelo 108º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, 25 de setembro, o lema retirado do livro dos Hebreus, “Não temos aqui cidade permanente, mas procuramos a futura” (13,14), convoca-nos a “construir o futuro” com esses irmãos expatriados, forçosamente tão numerosos.

                Todas as seções iluminam caminhos sob esse lema bíblico. A Mística da Vocação nos aponta a família; a Entrevista, ao nos provocar a colocarmo-nos no lugar dos que pensam diferente de nós, indica-nos a vereda larga da política como lugar de construção do bem comum; o Estudo, evidenciando que há os “congestionam” a passagem até Jesus, mas há os que vencem qualquer obstáculo para chegar até Ele e servir os irmãos; em Discernir, uma ótica especial da certeza desse lema; Vocações em Rede inspira-nos à sensível intimidade nessa certeza, assim como o testemunho em Juventudes .

                Como criaturas, Igreja e sociedade, somos chamados à “saída”, a caminhar, mas não a esmo e nem sozinhos, e sim na certeza da Palavra: “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás”. Boa leitura!

 

http://rogate.org.br 

#RevistaRogate #Rogate @RevistaRogate 

 

Circoscrizione: 
Indirizzo Contatto
Congregazione dei Padri Rogazionisti del Cuore di Gesù
Via Tuscolana 167, Roma 00182 - Italia
Tel. 067020751
© 2023 xxxxx