Apresentação da Agenda Rogacionista 2022

Superar desafios faz parte do Projeto Educativo da Rede Rogacionista e o que fortalece nossa ação é a parceria com os educadores, os colaboradores e as famílias. E, nestes tempos difíceis de Pandemia, queremos expressar o nosso agradecimento por todo empenho e dedicação com a nossa missão, pela reinvenção e flexibilidade. Juntos formamos uma família que prossegue unida pelos laços de amor e carinho ao próximo, trabalhando na formação integral do ser humano e na construção de um mundo mais fraterno, sustentável, pacífico e justo.

E assim, com muita fé, gratidão e esperança, chegamos à versão 2022 da Agenda Rogacionista. É necessário compreender este material, não apenas como um recurso desenvolvido para cumprir com eficácia a ilustração das atividades diárias realizadas pelos educadores e educandos em nossas instituições, mas também como um importante instrumento na promoção da identidade da pessoa, no despertar do senso de responsabilidade, de organização e na concretização de seu projeto de vida completo, humano e cristão.

A Rede Rogacionista tem como referência o Pedagogo do Rogate, Santo Aníbal Maria Di Francia e seus ensinamentos que são constantemente atualizados, pelas exigências transformadoras do tempo. Dessa forma, em todas as unidades socioeducativas, as ações são direcionadas para que os projetos pedagógicos e educacionais sejam capazes de educar, motivar, gerar inclusão, promover cidadania e dignidade humana, respeitando a diversidade da natureza e as diferenças culturais. O ponto de partida e de chegada é a pessoa humana que no processo socioeducativo torna-se sujeito e protagonista do mundo em que vivemos. Nesse sentido, nossa vocação é educar!

Que o Senhor Deus, nosso Pai, ilumine a todos nós para que possamos manter a unidade da nossa vocação de educar, pautada nos exemplos e ensinamentos deixados por Santo Aníbal Maria e, assim, com dedicação, amor, carinho, união e esperança, lutemos por uma sociedade mais justa,  solidária e harmoniosa!

   Pe. Marcos Cardoso, RCJ

Indirizzo Contatto
Congregazione dei Padri Rogazionisti del Cuore di Gesù
Via Tuscolana 167, Roma 00182 - Italia
Tel. 067020751
© 2023 xxxxx