Festa Rogacionista no Dia das Missões e de São Lucas

Há 65 anos chegavam os primeiros missionários Rogacionistas em Passos, no Brasil, trazendo consigo a semente do Rogate

Com o terremoto de Messina no início dos anos 1900 os Rogacionistas e as Filhas do Divino Zelo saíram dos limites geográficos da Sicília e começaram a expansão missionária, primeiramente ao Continente, em cidades como Ória, Pádua e Roma. Em 1950 os primeiros religiosos Rogacionistas saem do limite geográfico italiano e atingem a América Latina, para o atendimento de uma obra socioeducativa na cidade de Passos (MG). Era 18 de outubro. Hoje, 65 anos depois, os Rogacionistas e as Filhas do Divino Zelo estão presentes nos cinco continentes.

O carinho da Família do Rogate pela cidade de Passos não é somente por ser a Casa-mãe ou primeira missão fora da Itália, sacramento da abertura missionária, mas também por ter ocorrido nesta cidade o primeiro milagre dentro do processo de canonização de Aníbal Maria Di Francia. A beatificação ocorreu em outubro de 1990, 11 dias antes dos 40 anos de chegada dos missionários, ou seja, há 25 anos. 40 anos recordam a história do Povo de Deus, que guiados por Moisés saíram da escravidão rumo à liberdade. Outubro é o mês missionário. Bom Jesus dos Passos, uma homenagem ao Filho de Deus itinerante, em constante movimento, caminhante. Quantas coincidências! Ou seriam os dedos do próprio Senhor da messe em nos deixar estes sinais? Certamente são sinais! Deus continua conosco e contando conosco para juntos construirmos um mundo melhor. Uma missão que não termina! Título do CD com músicas vocacionais que estamos lançando neste dia festivo para a Família do Rogate do mundo inteiro, Dia Mundial das Missões...

Um louvor e ação de graças pelo passado, recordando tantos religiosos Rogacionistas que já dedicaram suas vidas nesta Obra, desde os quatro primeiros, já no descanso eterno, aos mais novos, em outras frentes. Um olhar amigo aos coirmãos do presente, o trio Luiz Caetano, Valdecir Martins e Danilo Bártholo. Um trio que se completa, forças que se unem. Continuem assim. Também queremos agradecer neste dia os inúmeros educandos que já passaram por aqui, seminaristas, colaboradores ou, simplesmente, romeiros e usuários, que gostam de rezar pelas vocações no Santuário Santo Aníbal. Formamos uma grande família, a Família do Santuário! Ou a Família do Educandário!

Que Santo Aníbal Maria Di Francia, apóstolo da oração pelas vocações, continue intercedendo junto a Deus Criador para que a semente do Rogate continue sendo semeada em toda a parte, produzindo frutos, ou seja, os operários e as operárias na messe do Senhor.

Passos, 18 de outubro de 2015.

Pe. Juarez Albino Destro, rcj
Provincial

Allegati: 
AllegatoDimensione
File f_att_tr_182_65anos.docx28.59 KB
File f_att_tr_182_65anos.docx28.59 KB